Volta às Aulas: Dicas para ir bem durante o semestre!

17:55

             Oi gente, tudo bem com vocês? Para quem ainda não sabe, eu curso Ciências Contábeis e minhas aulas voltaram essa semana. Como eu sei que muitos estudantes também voltaram à ativa recentemente, fiquei inspirada a falar sobre o assunto “volta às aulas” e compartilhar minhas dicas com vocês de como se organizar e voltar a rotina de estudos de forma motivada.


 1. Organize seu ambiente de estudos:
       A primeira dica é a mais importante de todas, então se você ainda não a fez, essa é a hora. Tire um tempo para organizar seus materiais, jogue o que não for importante fora e encontre um cantinho (uma gaveta de seu quarto por exemplo), para deixar todos os seus materiais de estudo. Assim você consegue otimizar seu tempo, não precisará ficar procurando suas coisas e tornará seu dia a dia mais fácil. Lembre-se de organizar também a sua mesa de estudos, caso goste de decorar com itens fofinhos (canetas, post-its, etc) essa também é uma boa opção para motivá-la na hora de sentar para estudar.

 2. Transforme esse momento em algo prazeroso:
         Sei que nem todo mundo gosta e tem “paciência” para essas coisas, mas uma dica legal é tentar transformar a hora de estudar em um momento “divertido” para você, então se você gosta de enfeitar os seus resumos aproveite-se disso, use canetas e marca textos coloridos, pois além de ajudar na fixação tornará esse momento mais prazeroso para você. Caso precise de inspiração, existem vários “studygrams” dedicados a isso. Você encontra alguns exemplos nesse post.

3. Faça um mural organizador de tarefas:
       Essa é uma dica “não obrigatória”, mas que pode ser muito útil caso você tenha muita dificuldade em se organizar e focar em seus compromissos. A ideia é que você anote as aulas e tarefas que você tem em cada dia e deixe em um local visível para não esquecer. Outra ideia é escrever frases motivadoras que possam te incentivar a estudar ainda mais.

4. Anote suas tarefas diárias:
         Tenha uma agenda ou um bloco de notas para anotar todas as tarefas importantes que você tem que realizar durante o dia (não apenas relacionadas a estudos, qualquer coisa mesmo) e conforme for realizando vá riscando os itens. Parece uma coisa boba, mas acredite, isso ajuda e muito você a se focar no que é importante e não deixar tudo para o fim do dia, ou até mesmo esquecer de fazer, além de deixá-lo mais motivado ao ver que faltam poucos itens a serem cumpridos. Depois que já tiver feito tudo, aí sim você pode separar um tempo para descanso e lazer.

5. Não deixe para a última hora:
         É clichê falar isso mas é a mais pura verdade, não deixe para estudar apenas na semana de provas. Aproveite que o semestre está apenas começando para organizar uma rotina de estudos, e tire um tempinho diário (pode ser uma hora por exemplo) para revisar os conteúdos vistos naquele dia, e, se for necessário, faça exercícios para exercitar também.

Todas essas dicas você encontra no vídeo abaixo:

        Não esqueça de dar uma passadinha aqui nos nossos comentários e deixar a sua experiência motivadora. Deixe os seus exemplos, as suas próprias técnicas, quem sabe alguém não lê e se inspira nas suas dicas. Seria incrível não é mesmo? Um beijo e até o próximo post!

  • Share:

You Might Also Like

1 Comentários