5 Dicas e inspirações para fazer o Flat Lay perfeito!

09:00

Quem gosta do Instagram e do Pinterest já deve ter visto diversos Flat Lays de diferentes estilos. Mas caso você  ainda não saiba, Flat Lay é uma técnica fotográfica onde os objetos que compõe a foto são fotografados do alto, e são usados na indústria da moda,  beleza, gastronomia e principalmente pelas mídias sociais, tornando-se uma forte tendência.  Como eu amo esse tipo de imagem, juntei minhas melhores dicas para inspirá-los a montar lindos Flat Lays, espero que gostem:

Imagem: Reprodução-Internet
1. Tema: Defina um tema para o seu flat lay, dessa forma será mais fácil pensar em objetos para compor sua foto. O flat lay fashion é muito utilizado por e-comerces, e é feito a partir de uma combinação de roupas e acessórios. Já o de beleza dá destaque a um ou mais produtos, e é frequentemente utilizado por marcas e blogueiras da área. As opções são muitas, como o gastronômico, ou até mesmo com o tema "home office", que normalmente contém agendas, notebook e café. Tudo vai depender de seu nicho e de seu objetivo.


2. Cores e texturas: Normalmente os Flat Lays têm o fundo neutro, e é justamente para dar destaque aos objetos. A cor mais utilizada é o branco, mas você também pode usar outros tons claros ou madeira. Se você não tiver uma mesa com uma dessas cores, pode usar cartolina, lençol de cama, ou qualquer outro objeto. Granitos brancos estão super em alta, se você não tiver em casa há a opção de comprar papel contact com essa estampa e usar de fundo! Já com relação aos objetos, você pode optar por seguir um padrão de cores, assim fica mais fácil pensar nos objetos, mas não é necessário, a dica é ir testando e ver como fica. Variar as texturas é uma ótima opção para o flat lay não ficar sempre igual, utilizando sobreposições, como por exemplo usando uma manta ou blusa para compor.


3. Inspiração: Se você ainda não é muito hábito a montar Flat Lays procure buscar inspirações no Pinterest ou no próprio Instagram, isso com certeza ajudará você a ter mais ideias e montar o seu, mas claro, sem copiar. Se quiserem posso fazer um post com indicações de IGs com Flat Lays super inspiradores, comentem aqui embaixo se quiserem ♥.


4. Disposição dos objetos: Essa é uma parte super importante no processo de criação, e não é fácil, por isso é preciso testar vários ângulos e mudar a posição dos objetos várias vezes até encontrar o formato perfeito. Não desista de primeira e fotografe muito! Lembrando que um Flat Lay pode ter poucos ou muitos objetos, não importa a quantidade, mas busque sempre harmonizá-los, evitando de deixar a imagem poluída.



5. Luz: A luz é super importante para uma boa foto, por isso busque sempre fotografar com luz natural (perto de uma janela, por exemplo), pois assim a foto ficará muito mais bonita, sem sombras e sem precisar de muita edição depois.

OBS: Todas as imagens desse post foram encontradas no Pinterest. Se quiserem ver alguns dos meus Flat Lays é só me seguir no Instagram: @amanda.pamplona :)

E aí, gostaram das dicas? Espero que eu tenha ajudado vocês! Espero seu comentário aqui embaixo, beijos e até o próximo post. ♥

  • Share:

You Might Also Like

17 Comentários

  1. amo flat lays, acho as composições maravilhosas! Amei o post.
    www.desencana.com ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São muito lindos né? Que bom que gostou ♥

      Excluir
  2. Amandaaaa <3 Gostei muito do post, como sempre. Você explica tudo muito bem. Na verdade, eu já conhecia e apreciava esse estilo, mas não tinha conhecimento do nome. Agora que tenho, ficará bem mais fácil de buscar inspiração. Muito obrigada pela dica! Um grande beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isa, quanto tempo! ♥ Obrigada, fico feliz que tenha gostado do post e tenha servido de ajuda. Beijo!

      Excluir
  3. Sou apaixonada por flat lays, descobri a pouco tempo que existia kkkk e ainda estou aprendendo! Suas dicas são ótimas, vou tentar usa-las!

    http://amigacompartilha.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, espero que consiga fazer flat lays lindos ♥

      Excluir
  4. Amo flat lays e acho que a escolha dos objetos e a disposição deles são as partes mais difíceis! Mas estas inspirações ajudam bastante ;)

    New in Makeup

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Eu gsoto muito de fotos nesse estilo. Eu tento sempre fazer composições bacanas na hora e tirar minhas fotos, que são em sua maioria de livros ai acho que fica mais divertido com outros objetos. Adorei as inspirações. Vou pesquisar mais no Pinterest sobre composições bacanas.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As fotos ficam muito mais bonitas mesmo né? Que bom que gostou :)

      Excluir
  6. Miga, eu amoooo FLAT LAY, mas é uma dificuldade enoorme pra mim. Adorei o post! Vou tentar fazer uns, aí te digo como ficaram haha
    Beeeijo!

    www.suzannarani.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flat Lay é prática, quanto mais você ir montando melhores vão ficar ♥ Depois me conta então hahahah Beijos!

      Excluir
  7. Amei seu post e as dicas vão me ajudar muito logo agora que quero deixar meu insta mais bonito!bjos
    aleituramagica.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz, espero que minhas dicam ajudem mesmo ♥ Bjs!

      Excluir
  8. Adoreeeeei esse post. Eu acho que flatlay é um ótimo recurso para fotografar objetos. Eu por enquanto fotografo mais flatlays de livros e estou tentando melhorar cada vez mais. Acho que seria muito bacana um post com IGs de flatlays :)
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  9. Não sabia nem que isso tinha nome!! Que dica mais incrível!!

    ResponderExcluir
  10. Eu não saiba o que era assim que se chamava esse tipo de foto, gosto bastante mas tenho dificuldade para fazer, principalmente para organizar os objetos, gostei bastante do post!
    Beijos❤❤❤
    Trend em Destaque
    Instagram

    ResponderExcluir