Resenha: Livro - Auggie & Eu

09:00

A resenha de hoje é de um livro super especial. Com certeza a maioria de vocês já conhece Extraordinário, que conta a história do garotinho Auggie, e inclusive tem resenha aqui no blog. Gostei tanto que não pude deixar de ler Auggie & Eu, e é sobre ele que irei falar hoje. Nesse livro encontramos três histórias, contadas por personagens distintos: Julian, Christopher e Charlotte. Lembrando que não é uma continuação, mas sim um complemento. Se quiserem saber um pouco mais sobre o universo de Auggie e o que achei desse livro é só continuar lendo:



 Autora: R.J. Palacio | Páginas: 317 | Editora: Intrínseca 

Sinopse: "A história de Auggie Pullman, o menino de aparência incomum que tem encantado milhares de leitores desde o lançamento do romance Extraordinário, em 2013, ganha agora novas perspectivas: Julian, Christopher e Charlotte, personagens da vida de Auggie, narram nos três contos reunidos no livro Auggie e eu seus encontros e desencontros com o amigo extraordinário. (...) Para quem sente saudades do menino cativante de feições e personalidade extraordinárias e tem curiosidade em saber mais sobre sua história, Auggie & eu é um verdadeiro presente."




No primeiro capítulo encontramos uma introdução, onde R.J. Palacio fala um pouco sobre Extraordinário, explica porque não fez uma continuação e porque escreveu esse segundo livro. Você deve ter se perguntado "O que aconteceu com Auggie Pullman depois do quinto ano?" Segundo a autora, essa resposta você não terá. Isso porque ela preferiu deixar que nós imaginássemos como seria o futuro de Auggie e eu achei isso muito legal. 


Logo em seguida encontramos O Capítulo do Julian. Com uma linda página de capa, por sinal. Julian é um personagem muito polêmico. Ele foi um dos garotos escolhidos para o comitê de boas vindas de Auggie, mas apesar disso não foi nem um pouco receptivo ao longo do ano na escola Beecher Prep. Pelo contrário, o garoto praticava bullying, e colocou quase a escola toda contra ele. 

Nesse capítulo entramos no universo de Julian e passamos a entender o que se passava um sua mente, em sua vida, e o que o motivava a fazer aquelas coisas tão horríveis. Eu não achei que iria gostar tanto assim desse capítulo. Mas o final é muito bonito e me fez até chorar. O modo como a autora ensinou uma lição ao personagem (e a todos nós) foi surpreendente! 



A segunda história extraordinária é Plutão. Narrada por Christopher, o primeiro amigo de Auggie. Nesse momento passamos a conhecer um pouco mais sobre o passado de Auggie, desde seu nascimento, até hoje. Como ele e Christopher se tornaram amigos, porque se afastaram tanto e como foi ter o amigo em sua vida. 

Foi bem interessante saber um pouco mais sobre a vida dos dois, e principalmente de Christopher, já que é citado em Extraordinário, mas sabemos pouco sobre ele. A lição por trás dessa história também foi muito bonita, de que "Boas amizades valem um esforcinho a mais". Mas confesso que entre as três foi a que menos gostei. 


E por último temos Shingaling. Essa história é contada por Charlotte, que foi a única garota escolhida para o comitê de boas vindas de Auggie. Essa foi uma personagem bem pouco explorada em Extraordinário, e como ela mesma disse, se manteve "neutra" quase o tempo todo. Não era nem má como Julian, nem tão boa quanto Summer. Nesse capítulo passamos a entender o que estava acontecendo no grupo das garotas da escola Beecher Prep.

Shingaling é quase completamente voltado para a personagem Charlotte e as outras garotas. Até temos a presença de Auggie e Jack de maneira indireta, por causa de Summer e da briga dos garotos, mas é só isso mesmo. Apesar disso, foi bem interessante entender o que estava se passando com elas. Já que em Extraordinário temos algumas pistas do que está acontecendo por lá, mas não sabemos bem o que é. A história é super fofinha, principalmente por causa da amizade que surge. Gostei bastante, e acho que foi a minha favorita.


O que mais gostei nessas três histórias é que enxergamos o mundo de Extraordinário por algumas perspectivas diferentes, além das que já conhecíamos. E percebemos que muitas outras coisas estavam acontecendo naquele momento, principalmente na escola. Charlotte tinha várias preocupações (provas, trabalhos, amizades, ensaio de dança). Julian não entendia que o que estava fazendo era tão errado. Christopher também tinha suas razões (apesar de eu não concordar muito, mas entendi o lado dele).

Achei o livro ótimo e para os que já leram e amaram Extraordinário eu recomendo muito mesmo a leitura desse aqui, é quase obrigatória! Espero que tenham gostado dessa resenha, comentem aqui embaixo se já leram ou pretendem ler. Um beijo e até o próximo post.

  • Share:

You Might Also Like

10 Comentários

  1. A capa em si já me chamou muita atenção, é super, mega fofa rs Gostei da proposta do livro também, parece ser uma leitura bem tranquila, já coloquei nos meus favoritos.
    http://souadultaagora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito lindinha né hahah É uma leitura muito tranquila, leve e linda <3 Tenho certeza que irá gostar muito, beijos

      Excluir
  2. Olá!!
    Adorei a resenha! Já faz uns dois anos que li Extraordinário e eu adoraria retornar ao mundo do Auggie! Enxergar o mundo do Auggie através de outras perspectivas deve ser legal! Estou mais ansiosa para ler o capítulo do Julian! O livro parece ser bem leve, quero comprar o quanto antes! E também tem o Diário Extraordinário, você já ouviu falar? É um livro interativo! Os dois já estão na minha lista!
    (p.s: acabei de conhecer seu blog e amei!)

    Abraços,
    Yaya- 365 Dias Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! ♥ Obrigada. Com certeza irá gostar tanto quanto. Siiim, parece ser bem legal também, quero ver se compro! Fico feliz ♥♥ Abraços

      Excluir
  3. A maior lição é não julgar. Crianças são crianças e estão aprendendo sobre o que é viver. Acho que é isso que a Palacio mostra tão belamente.
    Como professora, vejo muito disso nos meus alunos! :)

    Espero que o filme seja tão lindo quanto os livros ♥

    Beijos,

    Algumas Observações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, concordo com você. Também espero e estou muito ansiosa pelo filme. Beijos

      Excluir
  4. Eu tô lendo ele *--* Amei Extraordinário e não pude deixar de comprar Auggie e Eu! Ainda tô no começo do livro, no capítulo de Julian e estou amando conhecer um pouco mais dele.
    Parabéns pela resenha e pelas lindas fotos <3
    persuasaoliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Que capa linda, muito amor!
    Sua resenha ficou maravilhosa, estou encantada :3
    Entrou para minha wish list literária *-*
    Bjus
    Sentimentos Apurados ☮

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda né? Muito obrigada, fico feliz em saber ♥
      Beijos!

      Excluir