Respondendo dúvidas sobre parcerias - Para iniciantes:

11:39

Eu resolvi falar sobre parcerias com marcas porque vejo que muitas blogueiras (os) ainda não sabem como isso funciona e têm algumas dúvidas. Antes de iniciar o post quero dizer que eu fiz apenas uma parceria com loja até hoje (porque acho que ainda não é o momento para fazer mais), e tudo que aprendi foi pesquisando muito e ouvindo outras meninas que já passaram por isso. Esse post foi feito com o intuito de ajudar quem tem vontade de fazer a sua primeira parceria, e não quem já tem experiência. Vamos lá:

Como funcionam as parcerias: O "mercado" de blogs está crescendo cada vez mais e hoje em dia é muito comum que as marcas procurem por Blogueiras (os) para fazer sua propaganda. Os blogs mais renomados estão virando verdadeiras empresas, e os donos celebridades da internet, sendo convidados a eventos importantes, saindo em revistas, ganhando presentes e até viagens. Para eles os blogs não são apenas um hobby, e sim seu trabalho, e claro que para isso é preciso muita dedicação! Eu já falei um pouco mais sobre o que penso sobre o mundo dos blogs de hoje, e acho importante que leiam também.

Qual é o momento certo para fazer minha primeira parceria? Não existe um tempo determinado para isso, pois depende de cada blog. Em minha opinião o número mínimo de curtidas no Facebook deve ser entre 2.000 e 3.000 (de forma limpa), mas vai depender muito da loja, se for pequena talvez ela aceite a parceria por menos. Mas não vá achando que só por ter "números" você pode sair por aí fazendo milhares de parcerias. As empresas levam isso em consideração sim, mas não se esqueça de que você terá que dar algum retorno a ela, ou queimará seu filme. Por isso é importante que você tenha um bom engajamento no blog e nas redes sociais.

Ex: Você consegue parceria com uma loja e ela lhe envia produtos para você fazer um post, mas você não recebe comentários, visualizações e muito menos vendas para ela. Com certeza a loja não procurará você novamente e pior, pode falar mal do seu blog para outras. Então pense bem antes de procurar parcerias, isso é uma troca e deve beneficiar as duas partes!

Devo procurar a marca ou esperar entrarem em contato comigo? Isso vai de cada um, se você gosta da loja/marca, confia nela e acha que terá algo a oferecer em troca, eu não vejo problema em procurar. Claro que se eles entrarem em contato primeiro, melhor ainda!

Como devo entrar em contato? Primeiro você precisa ter um Mídia Kit, que é como se fosse o currículo do seu blog. E é através desse documento que a marca saberá os dados do seu blog, os tipos de parceria que você faz e quanto cobra. Por isso é importante que você faça um o quanto antes, além de ter uma página de contato em seu blog.

No caso de procurar a marca, como devo agir no e-mail? Primeira coisa: Entre em contato sempre por e-mail, nunca nas redes sociais, lembre-se de que você precisa ser profissional. Escreva algo curto e objetivo como "Oi, me chamo (...) e tenho um Blog chamado (...), adoro a loja (marca) de vocês e gostaria de saber se vocês aceitam fazer parceria comigo, deixarei o meu Mídia Kit em anexo.", aí você agradece, coloca o link do seu blog e claro, anexa o Mídia Kit. Se responderem ao e-mail dizendo que não estão interessados, você responde e agradece mesmo assim, afinal, nunca se sabe o dia de amanhã e quem sabe futuramente até entrem em contato com você. Bom, isso é mais ou menos o que eu sei e faria!

Com que marcas e lojas devo fazer parceria? Essa é uma pergunta bem importante, porque vejo muitas blogueiras iniciantes desesperadas para conseguir parcerias e acabam fazendo com qualquer loja que nem conhecem direito. Por isso procure saber sobre a loja, se os produtos são bons e se é confiável, afinal, você indicará ela em seu blog e os seus leitores acreditarão em você. Além disso, escolha uma que você se identifique, por exemplo, se seu blog for sobre moda, escolha lojas de roupas, mas lembre-se que você precisa gostar, não vá fazer parceria com uma loja de roupas horríveis só porque está ganhando um pouco de dinheiro! 

Obs: Existem lojas bem espertas, que tentam enganar as blogueiras (principalmente as iniciantes) com uma falsa parceria e o que acontece é que você divulga a loja e acaba não ganhando nada em troca, então tome cuidado! 

Quanto devo cobrar? Eu não vou entrar muito nessa discussão porque o post ficaria enorme e isso varia muito de blog para blog. O que você precisa saber é valorizar seu trabalho, porque sim, fazer posts, cuidar de um blog, canal no YouTube e outras redes sociais demandam muito tempo e dedicação. Então tente avaliar quanto tempo você se dedica e quantas visualizações e seguidores você tem, eu indico muito esse vídeo da Loma Sernaiotto, ela explica super bem como calcular isso e acho o método dela ótimo! 

Tipos de parcerias mais comuns: Explicação rápida!

Banner da loja: A loja/marca paga um valor diário (ou por hora) para deixar o banner dela em seu blog. 

Post, vídeo ou foto nas redes sociais sobre a marca: A marca envia produtos para serem testados, e a blogueira dá a sua opinião sincera sobre eles.

Publipost: Quase o mesmo do de cima, mas com a diferença de que blogueira é paga para isso e normalmente não expõe sua opinião. 

Sorteio: A loja envia produtos para serem sorteados em seu blog e em troca ela será divulgada (Foi a que eu fiz). 

Existem outras formas de parcerias, mas eu coloquei as mais conhecidas e que são normalmente como os iniciantes começam! 

Gostaram do post? Espero que sim! Lembrando que eu também sou "iniciante" e dei apenas a minha opinião, se você não concorda pode ficar a vontade para falar de forma educada nos comentários. Espero realmente ter ajudado quem ainda não sabe muito sobre isso, e se tiverem mais dúvidas é só deixarem nos comentários que terei o prazer de responder ou quem sabe até fazer um segundo post. Beijos!

  • Share:

You Might Also Like

22 Comentários

  1. Achei muito importante o seu post ele fala pra quem está iniciando, assim como eu
    sei muito bem como é difícil essa parte no começo, mas com várias dicas eu soube analisar
    qual empresa se encaixa no momento com meu blog e o que posso fornecer a ela.
    bjnss

    http://lolistyledoll.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi oi Amanda, eu comecei meu blog a pouco tempo, mais o criei com o propósito de além de ser hobby, quero poder trabalhar apenas com o blog, que é uma paixão minha há muito tempo, desde a minha infância. E estou tendo dificuldade em relação a ter engajamento, ter comentários, pois vejo que muitos visualização, mais não participam tanto no blog quanto nas redes sociais, como posso melhorar isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nayara, isso acontece mesmo, uma dica é você tentar interagir mais com os seus leitores, fazendo perguntas, pedindo a opinião deles, tanto em posts como nas redes sociais. Eu fiz um post sobre como conquistar leitores fiéis, dá uma olhada nele :) Bjs

      Excluir
  3. Respostas
    1. Sério? Não sabia, que pena. Mas quem sabe se os blogs daí começarem a crescer as marcas se interessem, não é? Bjs!

      Excluir
  4. Adoooorei o post, achei super importante!
    Boas dicas.
    bjuxxxx
    http://www.taayvargas.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, fico feliz em saber que foi útil! Bjs <3

      Excluir
  5. Adorei as suas dicas!
    Muito úteis.

    http://doisjeitos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Até hoje só fiz uma parceria também, isso porque a marca veio atrás. Também não acho que está no momento certo de procurar por parcerias, e por mim isso não tem problema nenhum, o blog é só um hobby mesmo :P
    Adorei o post, bem explicadinho ^^

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada blog tem o seu momento para isso né? Acho que o melhor mesmo é esperar a marca vir atrás, mas isso vai de cada um. Fico feliz em saber que gostou, beijos!

      Excluir
  7. Muito bem colocado as perguntas, acho que você conseguiu responder várias questões em que ficamos em duvidas. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber que o post ajudou! Bjs <3

      Excluir
  8. Amanda, adorei muuuuito esse post! Arrasou, obrigada ❤ Se puder conhecer meu blog ficarei agradecida. http://pausapracriatividade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada você Juliane, que bom que gostou! Beijos, conhecerei sim.

      Excluir
  9. Gente, super adorei as dicas!

    Meu blog ainda é um bebê, tem só 3 meses! Acho muito cedo para eu sair em busca de parcerias com lojas e tudo mais. Mesmo assim, acho que meu foco seria livrarias/editoras, já que leio bastante e adoro fazer resenha! Me interessei muito e você conseguiu tirar muitas das minhas dúvidas! Até favoritei o post aqui pra ler de novo quando realmente for começar a me focar em parcerias!

    <3
    http://alemdomeumundo.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz em saber que ajudei! ♥♥

      Excluir
  10. Ótimas dicas Amanda!!! <3
    Adoro seus textos, sempre mt bem explicados!
    Beijos
    www.amandahillerman.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!! Fico feliz em saber ♥ Beijos

      Excluir