Textos: Uma reflexão sobre o mundo dos blogs

13:08

Um dia desses estava perambulando pelo celular e me lembrei de como eu adorava o Tumblr, fui uma das poucas pessoas que o conheceu antes de ficar famoso, e ele era apenas um diário pessoal, onde eu colocava os meus sentimentos. Mas o que eu estava recordando é que, mesmo depois que metade da população brasileira já tinha um, não existia essas coisas que existem nos blogs de hoje, do tipo "troco seguidores", "troco comentários" ou o famoso spam. Claro que todos queriam ser "O famoso do Tumblr, cheio de seguidores e asks", mas era pelo simples prazer de ter seu talento reconhecido, seja através de fotos legais ou de textos inspiradores, e fazer parte disso era incrível. Eu não estou dizendo que o Tumblr era perfeito, porque não era, mas com certeza era melhor que isso que o blog está se transformando. Sei que devem estar pensando "Então porque você criou um blog?", a resposta é que ele me proporciona uma experiência diferente e única e sei que muitos ainda pensam como eu, então tenho um pouco de esperança de ele voltar a ser como era, quando as pessoas os tinham apenas por gostar de escrever e não importava se tinham 100 ou 1000 seguidores. Não existia todo esse interesse por trás em ganhar parcerias e coisas do tipo. Era um blog mais puro e real, de pessoas que amam esse universo apenas por gostar de compartilhar seus sentimentos, gostos e conhecimentos com o mundo.

Nota: Esse foi um desabafo para as pessoas que fazem spam a todo o momento, que trocam seguidores e até comentários e com um mês de blog já querem parcerias com lojas!! Não crie um blog pensando que ficará rico e famoso do dia para a noite, sinto muito, isso não irá acontecer. Não há nada de errado em querer ver seu blog crescer ou querer ganhar dinheiro com ele, mas tenham mais paciência e foquem em primeiro lugar na qualidade do blog de vocês e aí as coisas começaram a fluir naturalmente.

Sei que não irei agradar a todos com esse post, mas se eu conseguir abrir a mente de algumas pessoas já ficarei feliz. Eu realmente estava precisando falar sobre isso, aliás, acho que todos deveriam, então espero que vocês tenham gostado. Beijos e não se esqueçam de deixar a opinião de vocês nos comentários, pois é sempre bem vinda, com um mínimo de respeito!

  • Share:

You Might Also Like

32 Comentários

  1. Nossa, só falou verdades. Participo de grupos de divulgação no FB e o que mais tem é "preciso de X blogs para seguir e me seguir de volta" e quando eu abro o link e o blog não tem nenhum capricho, nenhum cuidado e as vezes tem muitos números (todos em moeda de troca, aposto). Isso acaba desvalorizando até o trabalho de quem faz com carinho e amor e prefere ganhar seguidores e comentários por mérito :(

    http://chuvadejujubas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Juliana, eu já entrei em blogs com dois mil seguidores e zero comentários nas postagens, às vezes até que conseguiu parcerias com lojas, mas essa pessoa só está se queimando, pois provavelmente não tratá retorno nenhum a loja. E na maioria das vezes é como você disse, um blog sem capricho nenhum, infelizmente desvaloriza mesmo /:

      Excluir
  2. Concordo com tudo o que disseste até agora! Também tenho tumblr só com imagens mas sempre fiz com gosto e o blog igualmente! Detesto pessoas que façam SPAM a toda a HORA!! E que querem muitos seguidores e bla bla bla!! Eu prefiro ter poucos mas bons e que me sigam realmente do que 1000 e tal e só ter 3 assíduos!
    Adorei o post! Totalmente verdade!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse tudo <3 Fico feliz que tenha gostado, e espero que quem realmente precise leia essa postagem e mude suas atitudes!
      Beijos

      Excluir
  3. Falou tudo!
    Eu escrevo em blogs desde 2008, mas perdi os acessos dos que tive e to em meu terceiro blog. Mas faço isso pq gosto. Não me importo se tenho 1 ou 100 seguidores, o que me importo é que aquilo que escrevi possa vir a alguém se identificar. Isso me dá prazer, quando alguém comenta e diz passar pelo o mesmo caso.
    Seu blog é muito bonito e você escreve muito bem! Adorei o post! Não li mentiras!

    Xero!!
    Mas se quiser conhecer meu cantinho...
    http://meusmerosrabiscos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso com certeza é o mais importante e o que o blog nos proporciona de melhor ♥
      Obrigada, fico feliz em saber!
      Beijos

      Excluir
  4. Isso meeeeesmo!! Gente, é tão cansativo ver sempre as mesmas coisas, os mesmos pensamentos, as mesmas dicas de moda, os mesmos "olhem como sou bonita, me amem!". Eu sinto falta de como o blog era lá pra 2008, sei lá, eu era bem nova mas era legal poder me expressar e ser "ouvida" por alguém. Hoje o blog só conta se tiver muitos seguidores, se for famozinho, etc. Estão virando blogs vazios e eu sempre digo isso. Falando nisso, o seu é bem inspirador, a começar pelo layout. Um beijo <3 48janeiros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade eu acho que não é nem o assunto, pois cada pessoa tem seus gostos, acho que é mais a forma como a pessoa fala sobre aquilo, se expressa e divulga seu trabalho. Concordo com você com relação a isso de números e é uma pena, pois os blogs com muitos são sempre mais valorizados. Fico feliz em saber, beijo, seu blog também é lindo ♥

      Excluir
  5. Eu sempre tive blog, e por muitas vezes eu deletava por falta de tempo mesmo. Voltei para o blog não com intuito de ganhar dinheiro - já que outras pessoas vêm blogueiros lucrando, acham que acontecerá o mesmo com elas - , mas como um hobby mesmo porque sempre gostei. Não escrevo textos de sentimentos e situações da vida, mas gosto de compartilhar minhas viagens, minhas músicas e meus filmes favoritos, meus gostos. Essas coisas.

    É muito triste ver o quão banal e fútil se tornou esse mundo. Mundo que era para ser apenas um diário virtual. Entro em grupos de divulgação e só vejo essas coisas (troca de seguidores, troca de comentários). É por isso que muitas pessoas hoje em dia, vêem o blog com um mal olhar. Às vezes, por culpa de nós mesmos.

    Não acredito que um dia o blog volte a ser o que já foi um dia, mas seria muito bom se isso acontece. E os que ainda mantém esses pensamento com nós, nunca deixem de acreditar no verdadeiro sentido disso aqui.

    Uma ótima postagem.
    Beijos! <3
    kellenloyola.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kellen, realmente eu acho difícil voltar a ser como era, mas é bom saber que ainda há pessoas que pensam como eu e tem o blog como um hobby <3
      Obrigada, beijos!

      Excluir
  6. Oi Amanda <3 Finalmente tive tempo de dar uma passadinha aqui! Gostei muito desse post. Você disse coisas que nos ficam engasgadas na garganta, apenas verdades cruas. Nós que fazemos parte desse mundo vemos isso acontecer diariamente e, se existe algo desgostoso nesse meio, é exatamente o desespero por likes, por seguidores, comentários, etc. Eu também acompanhei o início do Tumblr, inclusive ainda peguei um pedacinho da antiga blogosfera. Aquela, feita especialmente por prazer em escrever, em compartilhar, em ajudar. Sinto muita falta dessa época e de blogs que eu lia com frequência onde o objetivo é puro e simplesmente: ajudar. Por isso, fico muito feliz em participar da Irmandade das Blogueiras. Um grupo onde, REALMENTE, conversamos e buscamos crescer JUNTAS. Parabéns pelo post e um beijão! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Isa! Obrigada, sei que muita gente pensa como eu e já está cansado disso tudo e por isso mesmo resolvi escrever sobre o assunto, até não imaginava que tantas pessoas comentariam. Eu acredito muito nisso, que devemos crescer juntas, e fico feliz que goste tanto do grupo, porque é realmente essa a nossa intenção.
      Obrigada mesmo, beijo! ♥

      Excluir
  7. Concordo completamente, participo de muitos grupos de blogueiros no facebook e fico de cara com a quantidade de ''comenta o seu que eu comento o meu'' que encontro. Eu compartilho o link do meu blog, mas com intuito de quem quiser ver, que veja e se gostar, ai sim comente e siga. beijos ♥
    http://adolescenciavazia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, comentário trocado não vale de nada. É tão bom quando lemos um comentário de uma pessoa que realmente leu e gostou da nossa postagem, não é? ♥
      Beijos

      Excluir
  8. Me identifiquei, nossa <3 Eu sei muito bem, como é isso. Antes era tudo muito diferente de hoje, as pessoas seguiam as outras por que gostavam, gostava do trabalho e admirava, e não criticava tanto como hoje em dia, eu acho que as pessoas banalizaram muito, blog, youtube. Eu ainda quero acreditar que tenha espaço para blogs novos, por que ainda tem muito legal. Beijos, e amei o post <3
    www.ficandosozinho.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acredito que haja sim, para quem faz aquilo por amor e tem um bom conteúdo.
      Beijos e obrigada ♥

      Excluir
  9. Eu ando pensando muito a respeito disso conforme vejo mais e mais blogs surgindo e as pessoas cada vez mais egoístas e preocupadas com esse crescimento e fama que é tão difícil de se alcançar. Disse tudo!

    Beijão
    http://www.perigosasgarotas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que uma hora elas irão se tocar de que não é tão simples assim hahaha.
      Beijo <3

      Excluir
  10. Me identifiquei, me sinto assim... Tenho 16 seguidores na caixinha do blogger, mas só de saber que tem alguém tirando um tempinho do dia pra me ler ou pra deixar um comentário bacana já fico feliz :)

    @irianneveloso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, é muito bom saber que pelo menos uma pessoa leu nosso conteúdo e gostou ou se identificou, esse é o sentido principal dos blogs ♥

      Excluir
  11. Ter um blog pelo puro prazer de escrever, se expressar, conhecer novas pessoas e interagir com elas é algo muito raro ultimamente.
    É bom saber que existe pessoas como eu: que amam simplesmente blogar!
    Ótimo post!

    Um Beijo!

    ResponderExcluir
  12. Adorei o post flor! Fico feliz de ver que ainda tem blogueiras que também pensam assim.
    Sabe aqueles grupos de divulgação do face? na maioria as pessoas só ficam com essas coisas de curte que eu curto e troca de seguidores. Isso só leva a números falsos, essas pessoas nao vao ter leitores fiéis e que realmente gostam do blog. Isso realmente me irrita.
    Eu tenho o blog porque eu gosto, ele me deixa feliz e gosto dessa troca com os leitores. Claro se o blog crescer e der pra ganhar um dinheirinho ótimo melhor ainda. Mas de forma HONESTA!!!
    Acho que podíamos criar um grupo só com blogueiras que realmente querem divulgar seus blogs honestamente.
    Instagram @brunaestiloitgirl
    Vem conhecer meu canal
    Blog | Facebook | Twitter | Canal Youtube 
    Beeijos (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! É assim mesmo... Na verdade esse grupo já existe hahaha Eu faço parte do Irmandade das Blogueiras, que é um grupo para fazer amizades e divulgar nosso blog, uma ajudado a outra, vou colocar você lá! Beijos

      Excluir
  13. Um dos principais motivos que me levaram a acabar com o meu primeiro blog foi esse: eu estava me tornando uma dessas pessoas. E é um sentimento horrível. Cheguei a passar dos 300 seguidores, mas raramente 2 pessoas comentavam... E ai eu percebi que aquilo não fazia sentido algum. Mas sabe o que me deu forças para acabar com aquilo e criar o Lovecats? Foi ter entrado em um grupo do Facebook e ter encontrado um monte de gente igual a mim, e que queria os blogs pessoais de volta. Cara, eu fiquei tão feliz, hahahaha. E eu sou cheia de esperança hoje em dia, Amanda! Porque eu tenho visto, cada vez mais, várias pessoas se esforçando para fazer dos blogs um lugar pessoal e acolhedor novamente! E isso influencia, sabe? Assim como eu fui influenciada, sei que muita gente também é. Até porque é ilusão total criar blog visando dinheiro, parcerias, ganho de produtos e roupas... Ai, gente, que coisa chata! Sério mesmo. É tão, MAS TÃO mais gratificante você se esforçar para fazer um post legal e com conteúdo, e depois ver chegar aqueles comentários lindos de pessoas que gostaram e se identificaram... Não há coisa melhor. Meu momento mais feliz com meu blog está sendo agora. <3
    Ai, como eu falo, hahahaha. Enfim, eu te indiquei à uma TAG lá no meu blog, Amanda. Espero que goste, viu <3

    Lovecats | http://allieprovier.blogspot.com.br/2015/05/tag-7-coisas.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho esperanças que o blog volte a ser o que era ♥♥ Como eu disse, não há nada de errado em desejar presentes e essas coisas, mas esse não pode ser o foco principal de uma blogueira, até porque isso não leva a nada, fico feliz que tenha percebido isso e que esteja feliz com seu blog agora! Obrigada por me indicar, adorei a tag e irei responder. Beijos <3

      Excluir
  14. Nossa!
    Bem isso, também peguei a primeira fase do tumblr, antes de ficar famoso e etc. Gente, eu passava o dia inteiro lendo os textos das outras pessoas, me emocionando com alguns gifs, me acabando de rir com os memes(quem não lembra daqueles memes desenhados que viraram febre depois?)
    Eu já tive outros blogs antes, mas parava, porque sempre voltava pro tumblr. Mas hoje eu realmente encontrei no blog uma forma de me expressar, de compartilhar com as pessoas coisas que eu pesquiso e acho legal, mas eu não vejo isso em todo mundo, é mais preocupação em visitas e etcs. Até nos próprios grupos do face, não vejo as pessoas realmente visitando os links colocados lá, buscando uma interação.
    Fico triste, mas não desisto, porque, acima de tudo, eu gosto de blogar e gosto de ter contatos com outras blogueiras, ou pelo menos tentar.
    Beijos.
    Você está certíssima.
    luznegraoficial.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim, que saudade de passar minha tardes lendo textos e rindo dos meses hahaha *-*
      A gente não pode desistir não <3 E quando a interação entra no Irmandade das Blogueiras, procuramos acima de tudo nos ajudar e fazer amizades. Beijos

      Excluir
  15. Antes de criar o meu blog eu fiquei pensando muito em todos essas aspectos que você citou no texto e me perguntei qual era a verdadeira razão de eu querer um blog, se era pelo mero prazer de escrever ou se, no fundo, eu queria os holofotes focando em mim.
    Muitas vezes desisti de criar e joguei a ideia no fundo do baú. Resgatei a ideia esta semana, pois achei que já estava pronta pra investir no blog, nos textos, em mim.
    Hoje já não ligo com números. Claro que fico contentíssima quando recebo um comentário sincero de alguém que separou um tempinho e foi ler algo que escrevi.

    Acho que a gente tem que saber pesar bem as nossas motivações pra ter certeza que estamos fazendo por amor e não por interesse.

    Eu adorei seu texto e seu blog. É tudo muito fofo por aqui.
    Estou seguindo e pretendo voltar mais vezes.

    Beijinhos da Aurora
    Blog Alvorecer

    ResponderExcluir
  16. Concordo totalmente com você. Cara, que saudades da época boa do tumblr! Realmente espero que o blogosfera se torne um lugar melhor, focando mais a qualidade do que a quantidade! ♥

    Beijos,
    http://daniperere.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Falou tudo! Muita gente cria um blog só na esperança de lucrar, ficar conhecido, mas esquece de cuidar do blog com dedicação, de realmente mostrar algo que chame atenção das pessoas. Eu por exemplo comecei meu blog a pouco tempo e tenho apenas uma seguidora fiel, daquelas que leem e comentam e me estimula a continuar o blog.
    Adorei seu texto, e espero estar sempre lendo seus post's. Bjs e parabéns pelo blog.

    Passa no meu cantinho depois; http://minhacoroadesonhos.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  18. Olááá! Eu também penso como você, até escrevi um post falando sobre isso. Parabéns pelo blog. Beijos!

    www.viveresemaquiar.com

    ResponderExcluir