Dicas para se ter um bom blog e conquistar leitores fiéis

07:00

Como vocês gostaram muito do meu último post com dicas para blogs resolvi trazer mais algumas, dessa vez sobre como se ter um bom blog. Primeiro de tudo quero deixar claro que não existe nenhuma fórmula mágica e eu também não sou especialista no assunto, mas dicas são sempre úteis, então falarei um pouco do que sei e o que me ajudou desde que criei o blog. Vem ver:

 O Conteúdo
1. Amar o que faz: Pode parecer clichê, mas isso é o mais importante. Vejo muita gente criando blog apenas por querer ganhar presentes e dinheiro, e as coisas não funcionam bem assim. Um blog exige muito trabalho e dedicação, e na maioria das vezes levam anos até conseguirmos "algo em troca". Por isso é preciso gostar muito de escrever e (ou) gravar vídeos e também dos assuntos que serão abordados, afinal, você terá que escrever sobre por muito tempo.

2. Entender sobre o assunto: Não adianta só gostar daquilo que vai falar, é preciso ter um bom conteúdo e saber escrever. Ex: Antes de criar um blog sobre moda, pense: "Eu gosto de moda, mas eu entendo sobre isso o suficiente para falar em meu blog? O meu post vai ser útil para as pessoas?".
3. Dica importante: Já vi muitos blogs por aí que fazem posts só com imagens, ou seja, sem nenhuma informação. Não adianta você achar um assunto legal, com um título atrativo, imagens bonitas, mas fazer um post que não acrescenta nada ao leitor. Imagens nós encontramos no Google, quando visitamos um blog é por que provavelmente estamos em busca de conteúdo de qualidade. Não estou julgando ninguém, ok? Eu mesma fazia isso no início do blog e depois percebi que não era o correto, por isso estou aconselhando quem ainda faz. Pode ter certeza que um bom conteúdo faz toda a diferença, digo isso por experiência própria, depois que comecei a seguir essa dica (aliás, todas essas dicas) minhas visualizações e comentários aumentaram muito.

4. Seja VOCÊ: Existem sei lá, milhões de blogs e o que eu mais vejo é gente querendo imitar outros blogueiros, seja no jeito que escreve, fala (imitando a Bianca Andrade então... é mato!), ou até no assunto do blog. Eu sei que é muito difícil ser "original", ontem mesmo vi uma blogueira dizendo "Faça algo que ninguém nunca fez". Mas fazer O QUE? Parece que as pessoas já falam sobre tudo e realmente é muito difícil ter um blog ou canal diferente de todos. Por isso é importante que sejamos nós mesmos, pois cada um tem o seu jeito de falar sobre cada assunto e seu jeito de ser, e acho que é isso que faz a diferença em um blog.
A Estética
Todo mundo já deve saber que fotos pequenas e de má qualidade não são atrativas para os leitores, mas existem alguns elementos a mais que fazem toda a diferença na hora que alguém acessa seu blog e decide segui-lo ou não:

1. Imagens próprias: Sei que é difícil, que nem todo mundo tem uma câmera boa ou tempo para fotografar, mas dá sim para fazer um esforço e tirar as fotos, e eu considero isso um diferencial enorme. Sempre que entro em blogs assim sinto que a pessoa se dedicou mais na hora de fazer o post, até me sinto mais próxima dela, já uma foto retirada da internet de alguém que nem conheço e que provavelmente já vi em centenas de blogs por aí com certeza não é a mesma coisa. Minha dica é: Você pode usar imagens da internet sim, mas tente usar fotos feitas por você de vez em quando, mesmo que você não seja um profissional. Eu mesma não sou e faço isso aqui no blog, aliás, fiz isso nesse post. Me esforcei ao máximo para ficarem boas, e mesmo assim não ficaram como eu esperava, mas pelo menos as fotos são minhas e fico feliz por isso :) .

2. Encontre um padrão: Quando comecei o blog eu ficava um pouco perdida nessa questão e nunca sabia que tamanho de imagem usar, então era uma confusão! Eu usava imagens enormes, que demoravam muito para carregar e também de tamanhos diferentes em um mesmo post, o que ficava feio. Até que eu decidi que iria padronizar as imagens do blog, comecei a deixar quase todas no tamanho 680x500 pixels, salvo algumas exceções como as wishlists. E isso com certeza me facilitou muito e deixou o blog mais bonito e organizado.
3. Layout organizado: Isso é a primeira coisa que reparam em um blog e acontece muito de o leitor simplesmente sair sem ler nada apenas porque não se sentiu a vontade com o ele. 
Minha dica é: Se você puder investir em um layout profissional, vale muito a pena! Mas se não (como é o meu caso), tente personalizar algum do blog mesmo e deixe-o o mais simples e aconchegante possível, e claro, organizado! Coloque categorias e links de posts recentes ou relacionados, isso facilitará bastante à vida dos seus leitores e trará mais visualizações para o seu blog.

Essas são algumas coisas que eu faço aqui no blog e que acho que fazem a diferença, sempre leio nos comentários pessoas falando que meu blog é bonito e organizado (pessoas que visitam meu blog, seguem e voltam) então espero que as minhas dicas tenham ajudado vocês também. Se quiserem que eu faça mais é só pedir nos comentários! Beijos.

  • Share:

You Might Also Like

23 Comentários

  1. Oi Amanda <3 Adorei seu post! Como sempre, super bem explicado e bem elaborado, com fotos lindas! As dicas, com certeza, são muito preciosas pra todas nós e você está fazendo um trabalho incrível com esse e o post anterior! Parabéns!
    Um super beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Isa! Obrigada, é muito saber disso, fico feliz <3 Um super beijo pra você também!

      Excluir
  2. Olá Tudo Bem ? Eu simplesmente amo seu blog , e você que ajudo bastante , já vou tentar colocar categorias no meu , e se blogs é muito lindo e organizado mesmo , parabéns pelo trabalho e um beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Echiley, tudo ótimo :) Muito obrigada, é bom saber que gosta dele e que te ajudei, beijo!

      Excluir
  3. Oi Amanda,
    Adorei as dicas!! Elas ajudam muito quem está começando agora e tal.
    Bom irei seguir algumas *--*
    Adorei as suas fotos. Ótimo post, Parabéns
    Já estou seguindo seu blog. Beijos,

    Livros Para o Chá das Cinco│Me visite :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ketelyn, que bom! Obrigada mesmo, seja bem vinda <3 Beijos

      Excluir
  4. Amei as dicas Amanda! Parabéns! Vou segui-las e parabéns pelo Blog \o

    ResponderExcluir
  5. Olá, passei para dizer que te indiquei numa tag lá no meu blog...
    Caso queira responder também, ficaria muito feliz.
    http://myself-here1.blogspot.com.br/2015/04/tag-liebster-award-2.html
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi, Amanda!! Puxa, adorei mesmo seu post. Algumas das dicas eu já sigo, mas pretendo colocar todas as outras em prática. As fotos que você tirou ficaram ótimas, como sempre <3

    http://thaisnacidade.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaís :)
      Obrigada, fico feliz em saber!
      Espero ter ajudado você um pouco, beijos <3

      Excluir
  7. Adorei o post!
    É muito difícil encontrar blogs com conteúdos bacanas e diferentes, parabéns pelas dicas!
    Beijos,
    Meia Colorida.

    http://efemera-serenidade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!! Que bom que gostou. Beijos <3

      Excluir
  8. Realmente, hoje em dia é bem difícil fazer algo que alguém nunca fez... Tem que ser MUITO autêntico. No meu blog, eu só falo sobre coisas que me inspiram... cultura, viagens, tatuagens... etc. <3 Gostei muito do seu blog, tô seguindo!
    @irianneveloso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também procuro postar muitas inspirações aqui no blog. Seja bem vinda <3

      Excluir
  9. Dicas maravilhosas Amanda, parabéns pelo post. :)

    ResponderExcluir
  10. Ameeeiii a dica , com certeza vc vaii longee Parabéeeens bjjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, que bom que acha isso, feliz feliz em saber ♥♥ Beijos

      Excluir
  11. esse post é simplesmente perfeito, ameii as dicas. você vai longe garota ^^

    Primeiros Acertos ❥❁

    ResponderExcluir
  12. Realmente as dicas são ótimas, adorei todas ! Beijos Maite
    https://maiteaissa.wordpress.com/

    ResponderExcluir